segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A DataCore lança uma solução de armazenamento VDI “nirvana”. Armazenamento virtual local total realmente barato!


por Brian Madden








Em Setembro escrevi um artigo que descrevia um produto que eu queria e que não existia: uma opção de armazenamento "virtual" local para infra-estruturas virtuais de computadores (VDI). Descrevi basicamente por que é que não gostava das redes SAN para VDI e como eu consideraria óptimo que houvesse algum tipo de software que pudesse virtualizar o acesso aos discos rígidos locais que estão num servidor que aloja VDI. Pensei numa solução que pudesse oferecer o melhor dos dois mundos: um armazenamento flexível, rápido e sem os custos gerais de uma SAN.

Um artigo da DataCore (link directo para PDF) afirma que o software SANmelody executado numa configuração de alojamento VDI cumpre os requisitos de armazenamento que eu idealizei. E afirmam que o conseguem fazer com uma redundância completa de multi-servidores e um custo inferior a $70 por utilizador. ($70 por tudo... o alojamentos máquinas virtuais (VM), o software SANmelody, os discos necessários para o armazenamento... tudo!).

Os leitores assíduos sabem que eu não costumo publicar os artigos dos fornecedores. Porém, neste caso, o artigo da DataCore (por Ziya Aral & Jonathan Ely) é realmente muito bom. Não dizem incongruências sobre o armazenamento VDI e validam a arquitectura com ferramentas padrão, tais como o VSI benchmark da Login Consultants.

Retirado do artigo: Em publicações anteriores analisaram-se configurações que utilizam milhares de desktops virtuais para cobrir o custo destes controladores. Por outras palavras, torna-se imediatamente evidente que, por desktop virtual, os custos de hardware aumentam muito à medida que essas configurações são escaladas para baixo. No entanto, são precisamente estas pequenas configurações de VDI que são as mais importantes na maioria dos pontos de vista práticos. Por outro lado, esta configuração também pode ser escalada para cima, de uma forma linear, para milhares de desktops virtuais, eliminando assim as configurações distendidas criadas pela procura dos pontos de maior rendimento artificiais nos quais os custos são optimizados.

Pode ler o post completo em:

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #5 e Pensamentos Finais: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O crescimento de dados continuará a ser o maior desafio do custo da infra-estrutura. No entanto, o motor estratégico mais importante em 2011 será a constituição da continuidade do negócio e a disponibilização para a infra-estrutura como um todo e não de dispositivo por dispositivo. Sem a protecção de uma infra-estrutura de software de virtualização de armazenamento, é inevitável que o crescimento contínuo dos dados não possa ser gerido de forma segura e acessível.

O armazenamento tornou-se um dos maiores factores de custos em TI, representando normalmente de 1/3 a 2/3 do custo total de hardware. E continua a crescer – com a necessidade, em média, de duplicar todos os anos o tamanho dos discos. Numa pesquisa recente de grande escala de mais de 1000 utilizadores de datacenters e virtualização, concluiu-se que o crescimento de dados foi o maior desafio das infra-estruturas de hardware, tendo os resultados concluído que: os desafios das infra-estruturas de hardware dos centros de dados mais importantes influenciam os custos até um determinado valor, mas o crescimento de dados está particularmente associado com um aumento de custos em relação ao hardware, software, manutenção associada, administração e serviços.

Na mesma pesquisa também foi concluído que: muitos gestores de centros de dados foram forçados a adiar as actualizações das infra-estruturas e alargar os ciclos de actualização de tecnologia e, como resultado, estão agora a funcionar com uma infra-estrutura envelhecida ou, em alguns casos, obsoleta.

Curiosamente, quando questionados sobre os motores estratégicos, os aspectos mais importantes da mudança estratégica dos centros de dados das empresas até o final de 2011, afirmam ser a continuidade do negócio e a disponibilidade, exigências que se colocam no topo para 50% dos 1000 inquiridos.

Hoje, o foco real não se coloca tanto na virtualização de servidores, senão que incide mais em questões do tipo "dispõe a minha empresa de uma sólida continuidade de negócio e de alta disponibilidade?" ou "conta a minha empresa com uma infra-estrutura de armazenamento partilhado que suporte a continuidade de negócio?".
A função principal da virtualização de armazenamento está finalmente a começar a ser entendida devido ao seu importante papel na protecção de dados e as máquinas virtuais para garantir a continuidade de negócio, algo que deve tornar-se um foco ainda maior de fornecedores de soluções de TI, assim como de directores de TI até 2011.

Pensamentos Finais e Conclusão

A recessão, tal como os grandes catalisadores, mudou rapidamente aquilo que os clientes esperam das suas futuras compras de TI. Foram obrigados a reagir rapidamente a uma economia volátil e uma paisagem ameaçadoramente competitiva, tendo vindo a entender o poder do software para os ajudar nesta tarefa. Conseguiram obter o máximo dos recursos de hardware existentes, os quais lhes permitem adiar e, por vezes, eliminar as grandes compras de armazenamento. Os sucessos das iniciativas relativamente aos ambientes de nuvens e desktops virtuais serão julgados referentemente a estes mesmos princípios económicos. Maximizando o valor dos recursos existentes, a DataCore traz uma "vantagem de software" totalmente inovadora para a área do armazenamento. Estamos ansiosos por viver um 2011 espectacular.

“Vamos, finalmente, abandonar os grandes tanques de armazenamento que têm vindo a atrasar a virtualização.” O calor da expansão dissipa-se silenciosamente à nossa volta, permitindo às TI desenvolver-se sem problemas de gravidade ou de falhas. E ainda não esvaziamos os nossos cofres para a retirar.” – Um utilizador esclarecido.

Um teste simples para garantir que a sua infra-estrutura de virtualização de armazenamento é baseada em software

Ao contrário do que acontece com a maioria dos fornecedores de virtualização de armazenamento, que normalmente vendem “pacotes" de soluções, mas que afirmam que são de software, com a DataCore pode descarregar o nosso software de infra-estrutura para virtualizar os seus sistemas de armazenamento. A capacidade de descarregar é um simples teste para provar se a sua solução é realmente software.

Descarregue e experimente o software da DataCore em:

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #4: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O armazenamento necessário para suportar as nuvens continua a ser demasiado dispendioso para adoptar um modelo de virtualização de hardware independente baseado em software de armazenamento.

Tal como acontece com os desktops virtuais, os clientes potenciais de nuvem privada enfrentam um "choque da etiqueta", devido aos requisitos exigentes de armazenamento, circunstância que esfriou o interesse comercial. As nuvens por definição são construções de software que disponibilizam serviços como e quando necessários. Para isso, a combinação de servidores virtuais, o armazenamento virtual e as redes virtuais trabalham em conjunto como se uma camada de virtualização combinada fosse a selecção óbvia.

Na nossa perspectiva, uma plataforma de computação em nuvem precisa, na sua essência, de ser baseada em soluções de software portáteis. Muitas nuvens estão actualmente a ser construídas a partir de uma mentalidade de hardware específica do fornecedor. Então, o que há de errado com isto? Bem, o objectivo da computação em nuvem é a prestação de serviços a baixo custo para os utilizadores, aspectos que exigem o maior grau de flexibilidade e abertura, versus o enquadramento em hardware específico e que não se consegue adaptar às mudanças ao longo do tempo. As nuvens não são, afinal, suaves e ágeis? "

Vejamos o que alguns dos nossos clientes fornecedores de nuvens já afirmaram publicamente:

Host.net: "Escolhemos a VMware para virtualização de servidores, a DataCore para virtualização de armazenamento e a Cisco para virtualização de rede na concepção da nossa plataforma vPDC porque cada fornecedor oferece o melhor componente de virtualização nas suas respectivas áreas de competência", disse Jeffrey Slapp, Vice-Presidente dos Serviços de Virtualização da Host.net. "Curiosamente, estamos a concluir que a procura de armazenamento supera largamente a procura de sistemas virtuais individuais. Com a tecnologia baseada em software da DataCore, podemos oferecer uma solução de armazenamento altamente flexível, tanto para os clientes da nossa nuvem que usam servidores virtuais, como para os clientes que ainda estão a utilizar servidores físicos nos nossos centros de dados."

IOmart: "O que alcançamos com o SANsymphony da DataCore é a flexibilidade total, sendo agora possível mover dados" à vontade" entre fornecedores e alcançar facilmente a virtualização em volumes RAID. Nenhuma outra solução nos oferece isto,” afirma Richard McMahon, Director de Infra-estrutura da IOmart.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #3: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O mercado médio apanha a onda da virtualização. A Microsoft Hyper-V e seu preço estimulam uma nova onda de utilizadores de virtualização, conduzindo a automação e a simplicidade de gestão para tornar-se numa nova norma de armazenamento.

Os clientes da DataCore entenderam os benefícios da virtualização de software no contexto do armazenamento há já algum tempo. Consulte http://www.datacore.com/Software/Benefits.aspx. Porque é que 2011 será diferente?
Em primeiro lugar, pela recessão, uma situação que alterou o que os cliente precisam ao mudar o panorama daquilo que não podem permitir-se ignorar. Já não se podem dar ao luxo de ignorar a poupança e a eficiência que se consegue com a virtualização. Além disso, uma recuperação do desemprego significa que as empresas estão a optar por crescer com o que têm, e a virtualização dá-lhes a flexibilidade necessária para reformularem o que já está no local, ajudando a retirar o máximo dos investimentos anteriores em TI.

Mas está muito mais a acontecer que está a levar a virtualização para a ribalta. Acreditamos que haverão duas influências muito importantes em matéria de adopção resultantes da combinação do trabalho da DataCore e da Microsoft. A Microsoft Hyper-V tem estimulado uma nova onda de utilizadores de virtualização. Com o Windows 2008 R2 e o Hyper-V, o imenso mundo da Microsoft começou a adoptar a virtualização e esta tendência continuará a acelerar. Com a primeira onda de projectos de virtualização completa, mais organizações, especialmente no espaço do mercado médio, estão a migrar para aplicações de produção de base, tais como o Exchange e SQL. Estes vão exigir investimentos além de servidores, incluindo redes, desktops e claro, sistemas de armazenamento. Estes clientes procuram soluções de armazenamento mais fáceis de usar que suportem as elevadas exigências de dados dos ambientes virtuais, mas que sejam intuitivas para a comunidade do Windows.

É aqui que a DataCore terá um impacto maior no uso dos condutores da virtualização em 2011. O tempo e a experiência adquirida com os milhares de implementações demonstraram que o essencial é considerar o ponto de vista do utilizador e do operador. Compreendemos que neste mercado da virtualização em expansão o operador nem sempre será um administrador de armazenamento, altamente treinado. A diferença em 2011 é que as soluções de software de virtualização devem ser simples de usar, um facto que resulta fundamental para conseguir uma ampla aceitação. Certamente, aquilo que oferecemos relativamente aos próximos lançamentos fará a mudança chegar mais rápido, não só para a DataCore mas para todos os outros que seguem os nossos passos.

A nossa próxima geração de software será um testemunho da "vantagem da infra-estrutura de software" - a capacidade do software para tornar o complexo em simples e se adaptar com flexibilidade. Trata-se de um aspecto básico, mas de extrema importância.

A “vantagem do software” torna-se também óbvia quando consideramos as muitas formas que adquire. Devido à portabilidade do nosso software, pode funcionar numa máquina virtual ou numa diversidade de servidores físicos. Não só virtualiza e gere o armazenamento, mas pode coexistir com o hipervisor do servidor na camada de virtualização, oferecendo muitas possibilidades para resolver os desafios do mundo real e dos orçamentos reais. O hardware simplesmente não pode fazer isto.