terça-feira, 28 de maio de 2013

Dez erros típicos em projetos de virtualização de armazenamento

É na hora de implementar que as gordurinhas extras impedem que o projeto decole.

Sem um planejamento detalhado até os projetos de virtualização de armazenamento podem dar errado.

Em termos práticos, vale a pena considerar os seguintes pontos, também considerados erros clássicos em projetos de virtualização:
1. Na hora da contratação
É aconselhável uma sabatina completa do fornecedor sobre as atribuições e suas expectativas  de funcionalidade do sistema. É normal que ocorram erros de comunicação quando o assunto é a possibilidade de modificar os caminhos de acesso ao servidor de armazenamento por parte do servidor de aplicativos. O que a empresa contratante esquece ou deixa de observar nesse caso, é que determinados produtos têm tempos de resposta distintos quando recebem a mensagem da alteração no caminho de acessos.
2. Dimensionamento errôneo dos componentes de armazenamento
Outro erro absolutamente corriqueiro é não perguntar ao cliente sobre suas necessidades de tráfego de dados de entrada e saída. Tais informações são cruciais para definir a dimensão dos servidores de storage. A correta configuração desses servidores será composta por escolha de interfaces de rede, memória RAM etc. Por motivos de economia, algumas companhias optam por configurar os servidores com o mínimo aceitável de recursos. Um planejamento cauteloso prevê a configuração de um servidor de backup, capaz de reagir à requisição e responder em casos de desastres sem perturbar a dinâmica da rede.
3. Acertar o cronograma para migração das bases de dados
O pouco tempo dedicado ao diálogo com o fornacedor sobre esse processo de transferência de dados de um servidor para o outro pode ocasionar atrasos no funcionamento da plataforma virtualizada.
4. Backup, Backup e mais Backup
Deixar de conversar detalhadamente sobre as rotinas de backup e ensaios para eventuais recuperações de desastres é o quarto – e um dos mais comuns – erros nas tratativas com o fornecedor de soluções para virtualização de storage.
5. Conhece o teu hardware como a ti mesmo
Saber de cor e salteado todas as informações de compatibilidade entre o hardware em uso na estrutura é crucial.
6. invista em planejamento
Não raramente, o planejamento é dispensado por influenciar demais no preço da solução. Assim, informações importantes acerca da arquitetura, de funções e a descrição completa da dinâmica acabam faltando. Também são descritos em um plano minucioso o volume total de dados a ser transferido, um diagrama da rede, uma lista com os arquivos de sistema e um cronograma.
7. Zoneamento
É uma tática que pode custar um pouco mais. Ainda assim é a melhor maneira de garantir que servidores de aplicativo não interfiram um no desempenho do outro. É recomendado que os switches sejam distribuídos com vistas a atender o zoneamento de 1:1.
8. Testes, ensaios & Cia
Não existe testar demais. Da mesma forma, documentação nunca é dispensável. Tanto os ensaios quanto as informações que guarnecem soluções diferentes, devem ser absorvidos pela companhia e atualizados constantemente. Essas informações são importantes na hora de eventual reconstrução de ambientes ou de integração de novos componentes.
9. Manutenção
Parece esquecida junto com o monitoramento. Paradoxal, se entendermos que a função desses sistemas é crítica. As rotinas de verificação das funções e o estado do sistema devem ser examinadas constantemente e não devem ser relegados a segundo plano em função de falta de tempo ou da interrupção dos sistemas de alta disponibilidade.
10. Capacitação
Não se iluda. O fato da falta de capacitação estar no final dessa lista serve para lembrá-lo que todos os fatores anteriores são evitáveis se os profissionais forem apropriadamente capacitados para dar conta da administração do sistema virtualizado.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

CIO: Armazenamento para a virtualização de aplicações críticas, a maior das dores de cabeça na hora de virtualizar


Quatro em cada dez profissionais de TI ressaltam que problemas de desempenho e o alto custo de armazenamento são as principais barreiras para a virtualização de aplicações críticas


A virtualização é uma tecnologia que já está presente de alguma forma na maioria das empresas. No entanto, se falamos de virtualizar aplicações críticas de negócios, a tendência muda drasticamente.
E são muitas as organizações que continuam a ver barreiras grandes e, muitas vezes  intransponíveis, para tomar este passo, segundo estudo recente da  DataCore Software , com 477 gestores internacionais de TI.
Segundo o estudo, 44% dos inquiridos dizem que os custos desproporcionais associados com o armazenamento são um "grande obstáculo" para virtualizar as cargas de trabalho.
Além disso, 42% dos entrevistados dizem o mesmo sobre a diminuição no desempenho ou falhas em atender às expectativas de desempenho.
Assim, o armazenamento atrasa a maioria dos projetos de virtualização. Isso inclui iniciativas relacionadas com o servidor e o desktop. Pouco mais de metade (52%) dos inquiridos diz que as contas de armazenamento comprometem  mais de 25% do orçamento de virtualização.
As organizações também não estão usando armazenamento em nuvem para atender suas necessidades de armazenamento. Oito em cada 10 dizem que não usam qualquer armazenamento em nuvem pública.
Por outro lado, e apesar da incrível atenção que a indústria está dando a discos de estado sólido, um em cada dois entrevistados diz ter em mente o uso de Flash/SSD para seus projetos de virtualização. Mas, ao responderem sobre que tipo de armazenamento está sendo utilizado hoje em seu ambiente, disse já estar empregando  Flash/SSD.
Além disso, os orçamentos de armazenamento de TI estão proporcionalmente menores se compararmos 2013 com 2012. Mais de metade (51%) dos entrevistados diz que seu orçamento de armazenamento manteve-se estável, mas 20% dizem que seu orçamento foi reduzido, contra 14% em 2012. Enquanto 38% afirmaram que seu orçamento de armazenamento aumentou, em 2012, apenas 30% disseram o mesmo este ano.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Relatório de Pesquisa: a adoção da virtualização é desacelerado pelos altos custos de armazenamento e problemas de desempenho

DataCore Software divulgou os resultados de sua terceira pesquisa anual do estado de virtualização

Os resultados completos (em Inglês) estão disponíveis em: Terceira Pesquisa Anual do Estado de virtualização de DataCore Software

DataCore Software Study: Virtualization Hindered by High Storage Costs, Performance