sexta-feira, 5 de abril de 2013

DataCore Software: Dez razões e motivos para que uma empresa adopte a Virtualização de Armazenamento


1. Redução de custos
A Virtualização de Armazenamento é a tecnologia chave para fazer um uso mais eficaz dos recursos disponíveis que permitem guardar informação. A funcionalidade Thin Provisioning faz da pré-localização da capacidade de guardar informação, uma coisa do passado. A Uhlmann, por exemplo, teve uma taxa de retorno imediata logo na primeira fase de implementação desta tecnologia, ao permitir uma libertação da capacidade de armazenar informação, superior a 60%.
A Virtualização de Armazenamento permite fazer um uso mais eficaz do hardware existente, ao proteger o valor dos investimentos em equipamentos. A Schiesser, descobriu que era possível re-utilizar o hardware existente, o que significa uma poupança de 50% no capital investido. Já a Oertlinghaus, pode continuar a trabalhar com os seus storage arrays existentes, permitindo a implementação de uma solução genuína de alta disponibilidade baseada em VMware (dual path, dual storage) a um custo inferior ao orçamentado.
A Virtualização de Armazenamento é a única opção com eficácia para estabelecer uma verdadeira infraestrutura multi-plataforma. Por exemplo, o SANSymphony permitiu à AXA Seguros, criar uma infraestrutura com várias camadas (multi-tier), ligando HDS high-end storage systems com HDS mid-range systems. A AXA Seguros, recuperou o investimento no SANSymphony num curto espaço de tempo, economizando €1.5 milhões anualmente, em despesas de manutenção.

2. Simplicidade
O uso de software de Virtualização como interface central para a infraestrutura base de armazenamento pode reduzir drásticamente os custos de gestão e administração. Contudo, recorde que a consolidação dos recursos de armazenamento numa plataforma virtualizada só será eficaz com uma implementação a todos os níveis não dependente de hardware.
É de notar uma redução de pessoal técnico, até por empresas com volumes superiores a 100TB, onde só é necessário um administrador e um helpdesk. A tecnologia de Virtualização de Armazenamento abre caminho para uma verdadeira abordagem integral da gestão de armazenamento. Assim que o sistema esteja estabelecido, a tecnologia assegura a uniformidade de todas as operações de armazenamento e uma administração standardizada. Esta realidade faz com que não seja necessário a contratação de especialistas qualificados e formação especial para todas as novas plataformas.

3. Aumento de Flexibilidade
Assim que o software de virtualização é instalado em qualquer servidor – processo simples de rotina – pode utilizar uma mistura de vários protocolos de armazenamento - FC, SCSI, SAS e SATA. Desta forma, deixa de ficar “amarrado” a qualquer marca ou tecnologia em particular, permitindo-lhe ainda configurar ambientes de teste e produção em poucos minutos.
Também beneficia de uma ampla escolha de possibilidades quando se trata de substituição de componentes e actualizações.
Todos os sistemas têm a mesma aparência. Para a PAPSTAR, passou a ser possível agrupar os requisitos de armazenamento de software de engenharia em poucos minutos.

4. Monitorização e Análise transparentes
As soluções avançadas de Virtualização de Armazenamento estão localizadas no data path (inband), permitindo a monitorização e análise de todas as operações de escrita/leitura. O sistema inclui ferramentas de relatórios e análise para a documentação de toda a insfraestrutura de armazenamento, administração e facturação interna e externa. Isto permite a localização simples e imediata dos possíveis estrangulamentos de desempenho e a identificação das áreas onde se está a produzir um aumento considerável de dados. A análise do histórico dos dados, fornece uma base sólida para a tomada de decisões e como classificar os problemas.

5. Testes mais fáceis
A experiência ganha através de vários testes e instalações de ensaio, dão-nos orientações valiosas para situações de emergência. Testes em ambientes de produção podem ser configurados em ambientes virtuais num ápice. A Virtualização de Servidores no Schwabing Hospital em Munique, por exemplo, permitiu a criação de um servidor de testes, incluindo armazenamento, em menos de 30 minutos. Esse mesmo sistema pode depois passar a produção com especificações pré-definidas e subsequentemente deslocadas para as plataformas de hardware necessárias.

6. Optimização dos processos de negócio
A correcta implementação de um sistema de armazenamento, favorece todos os processos das TI e o seu negócio, através da alta disponibilidade, segurança e aplicações focadas para o desempenho, sempre que o software de virtualização seja executado nos servidores de domínio do armazenamento e utilize as funcionalidades da cache. Nesta situação, a Virtualização de armazenamento e de servidores complementam-se de uma forma extremamente eficaz, sem um acréscimo significativo em termos de custos de staff. A empresa municipal Augsburg Stadtwerke conseguiu triplicar a sua capcidade de desempenho através de uma configuração simples de controladores paralelos.

7. Armazenamento em camadas (Tiers)
Por razões de segurança e desempenho, o armazenamento necessita de uma rede independente. As soluções de hoje em dia permitem o uso das tecnologias em modo hibrído, de acordo com as suas necessidades. As plataformas de Virtualização oferecem conectividade universal, fornecimento global, soluções à prova de falha de todas as operações de negócio, desde o nível de aplicações até ao armazenamento, independentemente dos protocolos (FC, iSCSI, ambientes mistos) e níveis de serviço.

8. Funções escaláveis de armazenamento
Com o mirroring síncrono ou asíncrono a Virtualização permite à arquitectura de dados uma total redundância. O mirroring pode ser executado através de diferentes redes (iSCSI, FC, ou hibrída). Uma plataforma de armazenamento consolidada, fornece muitas opções de implementação. Quando a Virtualização é utilizada de uma forma centralizada, o thin provisioning e outras funções automatizadas, fornecem as bases essenciais para as funções de armazenamento, backup de dados e replicação, backup de datacenters e procedimentos de testes.

9. Migração de dados bem sucedida
Esta tecnologia inclui poderosas ferramentas para uma completa e ininterrupta migração de dados de ou para a plataforma de Virtualização, eliminando as necessidades de consumo de tempo e custos associados à migração dos dados.
A infraestrutura virtualizada significa que qualquer migração (qualquer OS para qualquer meio de armazenamento) pode ser concluída rápida e eficientemente, mesmo através de grandes distâncias.
A Degussa AG, utilizou esta função com um enorme sucesso, ao trocar toda a sua infraestrutura de hardware, sem downtime.

10. Capacidade CDP
Os serviços adicionais de Virtualização para CDP (Continuous Data Protection) também estão incluídos. Este serviço, elimina praticamente todos os problemas mais frequentes de operações de recuperação de dados, desde que a tecnologia permita ter qualquer volume de dados imediatamente disponível. A protecção de conteúdos também podem ser fornecidos juntamente a protecção física de dados. Isto faz com que os processos de backup de dados e recuperação sejam muito mais rápidos em ambientes de armazenamento consolidado.

Sem comentários: