domingo, 1 de fevereiro de 2009

Mercado de armazenamento cresce apesar do abrandamento económico

O abrandamento económico também incentivou o interesse em tecnologias que permitem maximizar a utilização do espaço de armazenamento, como a “thin provisioning”... “Comprar mais discos não é a única solução quando se está a ficar sem espaço de armazenamento”, relembra Charles King, da Pund-IT.

ComputerWorld.PT: O mercado de armazenamento continua em expansão, apesar do actual panorama económico. O crescimento explosivo da informação digital é um dos factores responsáveis por esta situação, obrigando as empresas a adicionar mais capacidade e a instalar novos sistemas de armazenamento mais rápidos e eficientes.
A IDC prevê que as vendas de armazenamento em disco dupliquem de capacidade a cada dois anos até 2012 – com as vendas desta tecnologia de armazenamento a atingirem os 24 mil milhões de euros daqui a quatro anos. A impulsionar esta tendência está a emergência de aplicações empresariais ricas em conteúdos, em áreas como as telecomunicações, média, entretenimento e Web 2.0.

Actualmente, os clientes começam a migrar as suas cópias de segurança de tape para sistemas baseados em disco, de forma a obterem tempos de recuperação mais rápidos. Para além disso, o crescimento da quantidade de informação digital afecta várias indústrias. Na saúde, por exemplo, os hospitais começam a armazenar raios X e outras informações clínicas digitalmente; nos media, as empresas convertem música e vídeo para formatos digitais. Paralelamente, a necessidade de sistemas de análises de dados cada vez mais poderosos também contribui para o negócio dos fabricantes de armazenamento.

Por outro lado, o abrandamento económico também incentivou o interesse em tecnologias que permitem maximizar a utilização do espaço de armazenamento, como a “thin provisioning”... “Comprar mais discos não é a única solução quando se está a ficar sem espaço de armazenamento”, relembra Charles King, da Pund-IT.

Sem comentários: