quarta-feira, 19 de junho de 2013

Armazenamento, o maior inimigo da virtualização

Quatro em cada dez profissionais de TI afirmam que problemas de desempenho e o alto custo de armazenamento são as principais barreiras para a virtualização de aplicações críticas.
armazenamentoA virtualização está cada vez mais presente na maioria das empresas, de diversas formas diferentes. No entanto, se falamos de virtualizar aplicações críticas de negócios, a tendência muda drasticamente.

E são muitas as organizações que continuam a ver barreiras grandes e, muitas vezes intransponíveis, para separar sistema operacional e aplicações dos componentes físicos, segundo estudo recente da DataCore Software com 477 gestores internacionais de TI.

Segundo o estudo, 44% dos pesquisados dizem que os custos desproporcionais associados com o armazenamento são um "grande obstáculo" para virtualizar as cargas de trabalho. Além disso, 42% dos entrevistados dizem o mesmo sobre a diminuição no desempenho ou falhas em atender às expectativas de desempenho.

Assim, o armazenamento atrasa a maioria dos projetos de virtualização, incluindo iniciativas relacionadas com o servidor e o desktop. Pouco mais de metade (52%) dos inquiridos diz que as contas de armazenamento comprometem mais de 25% do orçamento de virtualização.

O número de informações aumenta exponencialmente: se antes falávamos em megabytes de informação, hoje as empresas de tecnologia apontam para quantidades inimagináveis, algo que os especialistas identificam como big data, que implica em volume (bancos de dados de grandes volumes) e velocidade (manuseio e tratamento analítico, que devem ser feitos rapidamente, em alguns casos até mesmo em tempo real).
 Esta necessidade por maior agilidade e facilidade no acesso tem feito com que as empresas invistam muito dinheiro e recursos técnicos em dispositivos de alta performance, visto que o armazenamento tradicional em discos rígidos, bancos de dados limitados, aliados com sistemas legados de baixa capacidade, levam as empresas a comprometer o desempenho de seus negócios.

A maioria destes problemas poderia ser resolvido pelo conjunto entre melhoras na conexão e a tecnologia de Cloud Computing, ou “Nuvem”, que consiste na utilização de computadores e servidores interligados pela Internet (portanto não presentes fisicamente - estando “na Nuvem”). No entanto, 8 em cada 10 empresas afirmam não utilizar qualquer armazenamento em nuvem pública.

Além disso, os orçamentos de armazenamento de TI estão proporcionalmente menores se compararmos 2013 com 2012. Mais de metade (51%) dos entrevistados diz que seu orçamento de armazenamento manteve-se estável, mas 20% dizem que seu orçamento foi reduzido, contra 14% em 2012. Enquanto 38% afirmaram que seu orçamento de armazenamento aumentou, em 2012, apenas 30% disseram o mesmo este ano.

Sem comentários: