domingo, 7 de julho de 2013

O armazenamento baseado em software mudará os Data Centers e a arquitetura de software de armazenamento

A mudança do hardware para um modelo baseado em um software de virtualização,  apoia as missões cruciais das aplicações do negócio que mudou a criação da  arquitectura dos computadores, redes e dos níveis de armazenagem, passando de ser “estáticas” a “dinâmicas”. O Software define as bases da agilidade, interacção dos usuários e a construção de uma infra-estrutura virtual a longo prazo, que se adapta as mudanças. O objectivo final é aumentar a produtividade do usuário e melhorar a experiencia da aplicação.
 
Tendência #1: As aplicações nivel 1 virtualizão-se e o rendimento é crucial
Os esforços para virtualizar ainda mais o data center continuam, e vemos um aumento ainda maior da mobilização das aplicações de nível 1 (ERP, databases, sistemas de e-mail, OLTP etc.) em direção às plataformas de virtualização. Os factores chaves que impulsarão esta mudança são os económicos, assim como a obtenção de uma melhor produtividade. 
 
Sin embargo, os principais obstáculos para a virtualização das aplicações de nível 1 estão em grande medida relacionadas com a  armazenagem.
 
Transferir o armazenamento intensivo das cargas de trabalho para máquinas virtuais (VMs) pode ser de grande impacto para o rendimento e a disponibilidade. Por tanto, o armazenamento deve ser sobre-abastecido e de grande tamanho. Além do que, a medida que o negocio se consolida nas plataformas virtuais, devem gastar mais para alcançar os altos níveis de redundância e continuidade do negocio; sem contar com as preocupações relacionadas com o rendimento e os engarrafamentos. 
 
Os altos custos e a complexidade da sobre dimensão eliminam os benefícios e põe o armazenamento em um túnel sem saída.  Com estos pontos em mente, as empresas e  os departamentos IT buscam um enfoque mais inteligente, com uns custos mais rentáveis, ao dar-se conta de que acrescentar “mais hardware ao problema” não é a  solução mais prática. 
 
Tendência #2: As tecnologias SSD flash serão utilizadas em qualquer lugar, o armazenamento não é somente para os dispositivos de disco 
 
Outra grande tendência relacionada com a virtualização das aplicações de nível 1 é a proliferação das tecnologias baseadas em SSD flash. A razão é simples, os discos de armazenamento são dispositivos mecânicos de rotação e não tão agis como aqueles baseados em memorias electrónicas de alta velocidade. 
 
As memorias flash estiveram ao nosso arredor durante anos, ao princípio eram uma solução excessivamente cara para a sua adopção. Mesmo assim, são mais custosas que a rotação dos dispositivos hardware, seu uso massivo em tablets e celulares estão conduzindo a abaixar o seu precio. Inclusive assim, a tecnologia flash desgasta-se, e um  uso continuado devido a que as aplicações que se reescrevem continuamente podem impactar na sua vida útil.
 
Se os dispositivos flash são uma parte inevitável do nosso futuro e necessitam ser incorporados na nossa visão da arquitectura futura, a economia nos conduz a um mundo que precisa de diferentes níveis de armazenagem, baseados em memorias  menos caras e direccionada a discos menos lentos. Isto, porém, aumenta a demanda das empresas em quanto a utilização de um software de auto-tiering, capaz de optimizar o rendimento a um  preço atractivo através da mudança de datos com uma solução do nível mais rentável, que proporcione  ao mesmo tempo um rendimento aceitável.
 
Tendência #3: Mais armazenagem requer mais automatização 
 
Existe uma demanda constante e insaciável que requer mais capacidade de armazenagem de datos, esta demanda segue crescendo mais de 50 por cento ao ano. Porém, a necessidade não se concentra unicamente em mais discos hardware para satisfazer a capacidade  neta. Em seu lugar, os usuários querem automatização, gestão automática de armazenagem, escalabilidade, provisões rápidas, grande rendimento, e mais altos níveis de continuidade do negocio.
Uma vez mais, necessita-se um “software inteligente” para simplificar e automatizar a gestão da armazenagem.
 
Tendência #4: A definição da arquitectura do software de armazenagem importará mais que o hardware
 
Essas tendências – e melhoras TI para os usuários, fazem com  que a armazenagem hardware seja intercambiáveis com infra-estruturas virtuais – teremos um profundo impacto  sobre como pensamos, compramos e utilizamos o armazenamento. Em 2013 em diante, as tecnologias TI necessitarão incorporar o software de armazenagem definitivamente como um elemento essencial dos data centers.   
 
Devido a que os usuários TI das companhias actuais estão acostumadas a rápida e dinâmica sociedade actual, não podem ver-se presos em arquitecturas rígidas de hardware por cabo. A infra-estrutura se constrói sobre três pilares: computação, redes e armazenamento – e em cada uma de elas, as decisões relacionadas com o hardware serão secundarias e virão ditadas pelo software e impulsodas pelas aplicações.
É evidente que o grande sucesso de VMware y Microsoft Híper demonstram que a virtualização dos servidores oferecem um valor convincente. Da mesma forma que a armazenagem hipervisor e a virtualização a nível de armazenamento, são fundamentais para desbloquear as cadeias do hardware que foram uma âncora para a armazenagem da próxima geração dos centros de datos.
 
Tendência #5: A definição da arquitectura do software de armazenagem  cria a necessidade de um hipervisor de armazenagem
 
O mesmo pensamento que mudou nossos pontos de vista sobre o provedor, é necessário para redireccionar a armazenagem; e o software inteligente é o catalisador. Em resumem, o papel principal do hipervisor de armazenagem é virtualizar os recursos de armazenagem para conseguir os mesmos benefícios - agilidade, eficiência e flexibilidade – características que proporcionam a tecnologia do híper visor aos processadores e memorias.
Este ano, o software pegará seu correcto lugar na mesa e começarão a transformar nossa visão sobre a armazenagem. 
 
O objectivo final: Uma melhor experiencia através da aplicação definida pelo software de armazenagem.
 
A virtualização mudou a informática e as aplicações que dependemos para administrar os nossos negócios. Ainda assim, o armazenamento empresarial e a nuvem estão dominados pela mentalidade física, e definidos pelo hardware. Temos que mudar nossa forma de pensar e considerar como a armazenagem afecta a experiência da aplicação e ver como a armazenagem definida pelo software, com serviços de armazenagem e características disponíveis para toda empresa e não só incrustado em um dispositivo de hardware central.
 
Porquê comprar um hardware específico somente para obter a função de um software? Porquê limitar uma função a uma única plataforma frente ao seu uso em toda empresa? Esse é um pensamento antigo, anterior a virtualização, assim é como a industria de servidores funcionava. Hoje em dia, com VMware o Hyper-V, pensamos em como desdobrar as máquinas virtuais versus "se estão executando em um sistema Dell, HP, Intel o IBM?"
 
A armazenagem está passando por uma transformação similar, no próximo ano, será o software inteligente a qual liderará a industria hacia sua evolução, que estará definida mundialmente pelo software.
 
George Teixeira é CEO e presidente de DataCore Software. A companhia de software que actua como plataforma de infra-estrutura para solucionar o grande problema do estancamento da armazenagem, mediante a eliminação das iniciativas da armazenagem relacionadas com as barreiras que fazem da virtualização um processo difícil e caro.

Sem comentários: