quarta-feira, 9 de maio de 2012

DataCore Storage Hypervisor: Software inteligente para gerir, proteger e obter mais dos seus activos de armazenamento

 “O retorno do investimento empresarial de uma “infra-estrutura de software pura," onde paga uma vez por software inteligente para gerir, proteger e obter mais dos seus activos de armazenamento – à medida que eles vão e vem, de geração em geração e de marca para marca - é uma proposição de valor que é tão convincente quanto é inevitável.”
-          George Teixeira, Presidente e CEO, DataCore Software

Uma procura reprimida, um cenário competitivo cada vez mais exigente, bem como as lições retiradas da recessão, conduzirão a uma normalização rápida das infra-estruturas virtuais dinâmicas baseado em software, gerando novas estratégias para os investimentos em armazenamento e opções de hardware aberto.

Como vimos este ano, virtualização não consiste unicamente na virtualização de servidores, mas na criação de infra-estruturas ágeis e duradouras, com soluções de software que evoluam e se adaptem ao longo do tempo, que permitam a selecção de qualquer hardware que se pretenda usar e que resultem numa utilização óptima e em dividendos ROI permanentes ao longo do tempo de vida dos activos de TI.

A procura reprimida mantém confiantes os vendedores de hardware de armazenamento. De acordo com os relatórios da indústria, o mercado do armazenamento de dados ressurgiu com força novamente em 2011. A procura reprimida dos que tinham adiado os upgrades ou evitado um ciclo de actualização é real, embora não significa o retorno às infra-estruturas dominadas por hardware. A notícia mais reveladora é que continua a existir uma grande procura para nuvens, desktops virtuais e virtualização de armazenamento, o que evidencia a crescente relutância dos compradores em confiar estritamente em infra-estruturas físicas.

Os clientes estão justificadamente mais cautelosos do que estavam antes da recessão e, francamente, mais esclarecidos relativamente às suas opções. Estão ansiosos por uma almofada contra a rápida obsolescência dos dispositivos de hardware. Quando as coisas ficam difíceis, estes modelos de "comprar novamente e novamente e novamente" deixaram-nos com poucas opções para fazer avançar as suas infra-estruturas para uma maior continuidade, mobilidade e desempenho do negócio. Não poderiam redireccionar o hardware existente, ou simplesmente trazer um outro vendedor para a mistura. Foram assim, na verdade, convidados a substituir os equipamentos do ano anterior, bem antes de ter expirado a sua vida útil. Acredito que vamos olhar para trás, para esta recessão, como sendo o catalisador de um declínio mais rápido do presente ciclo de hardware ineficiente – que é muito dispendioso, muito complexo e não traz aos clientes mais-valias.

Claramente, as organizações de TI estão à procura de uma vantagem para as suas infra-estruturas físicas. É por isso que os desktops virtuais e em nuvem, a virtualização de servidores e a virtualização de armazenamento estão a dar que falar na indústria. É também por isso que os fornecedores de hardware de armazenamento tradicionais estão a experimentar uma nova abordagem como "empresas de software" – bateram numa parede e podem ler o que está escrito na mesma.

Assim, ao mesmo tempo que observamos um aumento nas vendas de hardware de armazenamento, assistimos a um crescimento simultâneo em soluções de infra-estruturas de software. Estas oferecem uma vantagem, quase um seguro, na minimização dos custos actuais e futuros dos ambientes físicos que gerem; alargam as escolhas de compra e outras opções. Como um cliente da DataCore afirmou recentemente: "Não pode permitir que nenhum fornecedor de hardware seja dono de si. Nós oferecemos um cartão ‘Livre da Prisão’ que o liberta para sempre da dependência de fornecedores de hardware e de armazenamento.

Sem comentários: