terça-feira, 4 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #2: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: Em 2011, o limiar para viabilidade de implementação de Desktops Virtuais cai de muitos milhares de assentos para algumas centenas, graças ao software de virtualização de armazenamento.

A barreira que atrasa a adopção de IDV é bem indicada pelo meu colega, Ziya Aral, Presidente da DataCore:

"O problema para os Desktops Virtuais é que as SANs são muitas vezes implementadas com controladores de armazenamento grandes e dispendiosos e com complexas redes de armazenamento externas. Enquanto estas têm a vantagem de alcançar uma escalabilidade razoável, introduzem um limite de custo muito grande nas implementações de desktops virtuais. Para superar esse elevado custo de capital, os fornecedores de hardware normalmente optam pela economia da implantação de vários milhares de desktops virtuais.

No entanto, os Desktops Virtuais ainda se encontram num estado inicial. Muitas empresas, mesmo compreendendo os benefícios potenciais da tecnologia, introduzem programas-piloto ou tentam ajustar implementações iniciais de Desktops Virtuais em estruturas existentes. Se a granularidade destas implementações está na casa dos milhares, então o utilizador é forçado a consumir, não apenas o pacote completo, mas todo um conjunto de ofertas, e de uma só vez... E isto antes mesmo de saber se a oferta é ou não de boa qualidade.

A alternativa tampouco resulta apetecível. O utilizador enfrenta o problema e aceita o custo com um limite elevado e a complexidade de uma SAN totalmente sobrecarregada, enquanto executa um número bem inferior ao ideal de Desktops Virtuais. Agora, o custo por desktop da implementação torna-se muito maior daquele que teria sido se a “solução anterior” de desktops discretos tivesse permanecido. Este é o efeito oposto ao procurado numa introdução a uma nova tecnologia de poupança de custos.

Colocado de outra forma, o problema real não está no incremento de "milhares" de Desktops Virtuais, mas em diminuir a escala dos mesmos para as configurações práticas. Não é preciso nem dizer que isso deve ocorrer sem impulsionar radicalmente os custos na parte inferior e também sem renunciar ao conjunto de recursos SAN que garante a portabilidade, a disponibilidade e redundância dos dados. Caso contrário, os muitos benefícios dos Desktops Virtuais ficam comprometidos.”

A DataCore fez uma análise extensiva para compreender a economia dos desktops virtuais e tem sido capaz de efectuar configurações de armazenamento de alta disponibilidade para apoiar cerca de 200 desktops virtuais. Os resultados iniciais mostram que com base na configuração utilizada, podemos atingir um custo total de hardware por desktop inferior a US $ 35.00, incluindo a infra-estrutura de armazenamento. Isto é comparado com relatórios anteriormente publicados, que divulgam os custos de infra-estrutura de armazenamento apenas de desktops virtuais tipicamente em várias centenas de dólares por máquina virtual. Continuamos com a nossa pesquisa, mas acreditamos que, com base nessas primeiras constatações, vamos ter um impacto significativo na eliminação dos custos de armazenagem como o principal obstáculo à implementação de desktops virtuais.

A DataCore irá publicar actualizações adicionais sobre a sua pesquisa no início de 2011, pelo que pode verificar as actualizações e ler o relatório completo em: A DataCore aborda o desafio do custo do desktop virtual.

Sem comentários: