segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A DataCore lança uma solução de armazenamento VDI “nirvana”. Armazenamento virtual local total realmente barato!


por Brian Madden








Em Setembro escrevi um artigo que descrevia um produto que eu queria e que não existia: uma opção de armazenamento "virtual" local para infra-estruturas virtuais de computadores (VDI). Descrevi basicamente por que é que não gostava das redes SAN para VDI e como eu consideraria óptimo que houvesse algum tipo de software que pudesse virtualizar o acesso aos discos rígidos locais que estão num servidor que aloja VDI. Pensei numa solução que pudesse oferecer o melhor dos dois mundos: um armazenamento flexível, rápido e sem os custos gerais de uma SAN.

Um artigo da DataCore (link directo para PDF) afirma que o software SANmelody executado numa configuração de alojamento VDI cumpre os requisitos de armazenamento que eu idealizei. E afirmam que o conseguem fazer com uma redundância completa de multi-servidores e um custo inferior a $70 por utilizador. ($70 por tudo... o alojamentos máquinas virtuais (VM), o software SANmelody, os discos necessários para o armazenamento... tudo!).

Os leitores assíduos sabem que eu não costumo publicar os artigos dos fornecedores. Porém, neste caso, o artigo da DataCore (por Ziya Aral & Jonathan Ely) é realmente muito bom. Não dizem incongruências sobre o armazenamento VDI e validam a arquitectura com ferramentas padrão, tais como o VSI benchmark da Login Consultants.

Retirado do artigo: Em publicações anteriores analisaram-se configurações que utilizam milhares de desktops virtuais para cobrir o custo destes controladores. Por outras palavras, torna-se imediatamente evidente que, por desktop virtual, os custos de hardware aumentam muito à medida que essas configurações são escaladas para baixo. No entanto, são precisamente estas pequenas configurações de VDI que são as mais importantes na maioria dos pontos de vista práticos. Por outro lado, esta configuração também pode ser escalada para cima, de uma forma linear, para milhares de desktops virtuais, eliminando assim as configurações distendidas criadas pela procura dos pontos de maior rendimento artificiais nos quais os custos são optimizados.

Pode ler o post completo em:

Sem comentários: