quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #3: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O mercado médio apanha a onda da virtualização. A Microsoft Hyper-V e seu preço estimulam uma nova onda de utilizadores de virtualização, conduzindo a automação e a simplicidade de gestão para tornar-se numa nova norma de armazenamento.

Os clientes da DataCore entenderam os benefícios da virtualização de software no contexto do armazenamento há já algum tempo. Consulte http://www.datacore.com/Software/Benefits.aspx. Porque é que 2011 será diferente?
Em primeiro lugar, pela recessão, uma situação que alterou o que os cliente precisam ao mudar o panorama daquilo que não podem permitir-se ignorar. Já não se podem dar ao luxo de ignorar a poupança e a eficiência que se consegue com a virtualização. Além disso, uma recuperação do desemprego significa que as empresas estão a optar por crescer com o que têm, e a virtualização dá-lhes a flexibilidade necessária para reformularem o que já está no local, ajudando a retirar o máximo dos investimentos anteriores em TI.

Mas está muito mais a acontecer que está a levar a virtualização para a ribalta. Acreditamos que haverão duas influências muito importantes em matéria de adopção resultantes da combinação do trabalho da DataCore e da Microsoft. A Microsoft Hyper-V tem estimulado uma nova onda de utilizadores de virtualização. Com o Windows 2008 R2 e o Hyper-V, o imenso mundo da Microsoft começou a adoptar a virtualização e esta tendência continuará a acelerar. Com a primeira onda de projectos de virtualização completa, mais organizações, especialmente no espaço do mercado médio, estão a migrar para aplicações de produção de base, tais como o Exchange e SQL. Estes vão exigir investimentos além de servidores, incluindo redes, desktops e claro, sistemas de armazenamento. Estes clientes procuram soluções de armazenamento mais fáceis de usar que suportem as elevadas exigências de dados dos ambientes virtuais, mas que sejam intuitivas para a comunidade do Windows.

É aqui que a DataCore terá um impacto maior no uso dos condutores da virtualização em 2011. O tempo e a experiência adquirida com os milhares de implementações demonstraram que o essencial é considerar o ponto de vista do utilizador e do operador. Compreendemos que neste mercado da virtualização em expansão o operador nem sempre será um administrador de armazenamento, altamente treinado. A diferença em 2011 é que as soluções de software de virtualização devem ser simples de usar, um facto que resulta fundamental para conseguir uma ampla aceitação. Certamente, aquilo que oferecemos relativamente aos próximos lançamentos fará a mudança chegar mais rápido, não só para a DataCore mas para todos os outros que seguem os nossos passos.

A nossa próxima geração de software será um testemunho da "vantagem da infra-estrutura de software" - a capacidade do software para tornar o complexo em simples e se adaptar com flexibilidade. Trata-se de um aspecto básico, mas de extrema importância.

A “vantagem do software” torna-se também óbvia quando consideramos as muitas formas que adquire. Devido à portabilidade do nosso software, pode funcionar numa máquina virtual ou numa diversidade de servidores físicos. Não só virtualiza e gere o armazenamento, mas pode coexistir com o hipervisor do servidor na camada de virtualização, oferecendo muitas possibilidades para resolver os desafios do mundo real e dos orçamentos reais. O hardware simplesmente não pode fazer isto.

Sem comentários: