quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #4: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O armazenamento necessário para suportar as nuvens continua a ser demasiado dispendioso para adoptar um modelo de virtualização de hardware independente baseado em software de armazenamento.

Tal como acontece com os desktops virtuais, os clientes potenciais de nuvem privada enfrentam um "choque da etiqueta", devido aos requisitos exigentes de armazenamento, circunstância que esfriou o interesse comercial. As nuvens por definição são construções de software que disponibilizam serviços como e quando necessários. Para isso, a combinação de servidores virtuais, o armazenamento virtual e as redes virtuais trabalham em conjunto como se uma camada de virtualização combinada fosse a selecção óbvia.

Na nossa perspectiva, uma plataforma de computação em nuvem precisa, na sua essência, de ser baseada em soluções de software portáteis. Muitas nuvens estão actualmente a ser construídas a partir de uma mentalidade de hardware específica do fornecedor. Então, o que há de errado com isto? Bem, o objectivo da computação em nuvem é a prestação de serviços a baixo custo para os utilizadores, aspectos que exigem o maior grau de flexibilidade e abertura, versus o enquadramento em hardware específico e que não se consegue adaptar às mudanças ao longo do tempo. As nuvens não são, afinal, suaves e ágeis? "

Vejamos o que alguns dos nossos clientes fornecedores de nuvens já afirmaram publicamente:

Host.net: "Escolhemos a VMware para virtualização de servidores, a DataCore para virtualização de armazenamento e a Cisco para virtualização de rede na concepção da nossa plataforma vPDC porque cada fornecedor oferece o melhor componente de virtualização nas suas respectivas áreas de competência", disse Jeffrey Slapp, Vice-Presidente dos Serviços de Virtualização da Host.net. "Curiosamente, estamos a concluir que a procura de armazenamento supera largamente a procura de sistemas virtuais individuais. Com a tecnologia baseada em software da DataCore, podemos oferecer uma solução de armazenamento altamente flexível, tanto para os clientes da nossa nuvem que usam servidores virtuais, como para os clientes que ainda estão a utilizar servidores físicos nos nossos centros de dados."

IOmart: "O que alcançamos com o SANsymphony da DataCore é a flexibilidade total, sendo agora possível mover dados" à vontade" entre fornecedores e alcançar facilmente a virtualização em volumes RAID. Nenhuma outra solução nos oferece isto,” afirma Richard McMahon, Director de Infra-estrutura da IOmart.

Sem comentários: