sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

DataCore Previsão #5 e Pensamentos Finais: 2011 Perspectivas sobre mudanças na economia do Software de Virtualização de Armazenamento, Computação em Nuvem e Desktops Virtuais


Previsão: O crescimento de dados continuará a ser o maior desafio do custo da infra-estrutura. No entanto, o motor estratégico mais importante em 2011 será a constituição da continuidade do negócio e a disponibilização para a infra-estrutura como um todo e não de dispositivo por dispositivo. Sem a protecção de uma infra-estrutura de software de virtualização de armazenamento, é inevitável que o crescimento contínuo dos dados não possa ser gerido de forma segura e acessível.

O armazenamento tornou-se um dos maiores factores de custos em TI, representando normalmente de 1/3 a 2/3 do custo total de hardware. E continua a crescer – com a necessidade, em média, de duplicar todos os anos o tamanho dos discos. Numa pesquisa recente de grande escala de mais de 1000 utilizadores de datacenters e virtualização, concluiu-se que o crescimento de dados foi o maior desafio das infra-estruturas de hardware, tendo os resultados concluído que: os desafios das infra-estruturas de hardware dos centros de dados mais importantes influenciam os custos até um determinado valor, mas o crescimento de dados está particularmente associado com um aumento de custos em relação ao hardware, software, manutenção associada, administração e serviços.

Na mesma pesquisa também foi concluído que: muitos gestores de centros de dados foram forçados a adiar as actualizações das infra-estruturas e alargar os ciclos de actualização de tecnologia e, como resultado, estão agora a funcionar com uma infra-estrutura envelhecida ou, em alguns casos, obsoleta.

Curiosamente, quando questionados sobre os motores estratégicos, os aspectos mais importantes da mudança estratégica dos centros de dados das empresas até o final de 2011, afirmam ser a continuidade do negócio e a disponibilidade, exigências que se colocam no topo para 50% dos 1000 inquiridos.

Hoje, o foco real não se coloca tanto na virtualização de servidores, senão que incide mais em questões do tipo "dispõe a minha empresa de uma sólida continuidade de negócio e de alta disponibilidade?" ou "conta a minha empresa com uma infra-estrutura de armazenamento partilhado que suporte a continuidade de negócio?".
A função principal da virtualização de armazenamento está finalmente a começar a ser entendida devido ao seu importante papel na protecção de dados e as máquinas virtuais para garantir a continuidade de negócio, algo que deve tornar-se um foco ainda maior de fornecedores de soluções de TI, assim como de directores de TI até 2011.

Pensamentos Finais e Conclusão

A recessão, tal como os grandes catalisadores, mudou rapidamente aquilo que os clientes esperam das suas futuras compras de TI. Foram obrigados a reagir rapidamente a uma economia volátil e uma paisagem ameaçadoramente competitiva, tendo vindo a entender o poder do software para os ajudar nesta tarefa. Conseguiram obter o máximo dos recursos de hardware existentes, os quais lhes permitem adiar e, por vezes, eliminar as grandes compras de armazenamento. Os sucessos das iniciativas relativamente aos ambientes de nuvens e desktops virtuais serão julgados referentemente a estes mesmos princípios económicos. Maximizando o valor dos recursos existentes, a DataCore traz uma "vantagem de software" totalmente inovadora para a área do armazenamento. Estamos ansiosos por viver um 2011 espectacular.

“Vamos, finalmente, abandonar os grandes tanques de armazenamento que têm vindo a atrasar a virtualização.” O calor da expansão dissipa-se silenciosamente à nossa volta, permitindo às TI desenvolver-se sem problemas de gravidade ou de falhas. E ainda não esvaziamos os nossos cofres para a retirar.” – Um utilizador esclarecido.

Um teste simples para garantir que a sua infra-estrutura de virtualização de armazenamento é baseada em software

Ao contrário do que acontece com a maioria dos fornecedores de virtualização de armazenamento, que normalmente vendem “pacotes" de soluções, mas que afirmam que são de software, com a DataCore pode descarregar o nosso software de infra-estrutura para virtualizar os seus sistemas de armazenamento. A capacidade de descarregar é um simples teste para provar se a sua solução é realmente software.

Descarregue e experimente o software da DataCore em:

Sem comentários: